Tupinambás: uma luta pela liberdade


"Sou eu, sou eu. Sou eu, não nego. Sou eu, Tupinambá!" Essas foram as primeiras palavras cantadas pelo Cacique Babau, da tribo Tupinambá, para 350 delegados da Conferênica "Brazil Model United Nations 2013",  na Bahia, nesta quinta-feira. O segundo convidado da noite deu um discurso repleto de tensão, beleza e cantos que fazem parte da vida dos indígenas brasileiros, ameaçados pelo governo na região nordeste do Brasil. O Cacique nos trouxe uma visão diferente do que a mídia traz sobre o conflito, fazendo com que refletíssemos sobre a real condição dos povos indígenas em terras brasileiras. Essa nova percepção ajudou os jovens diplomatas do Conselho de Direitos Humanos, os quais têm como pauta a discussão dos direitos indígenas, a rever e compreender melhor essa questão em nosso país.  
Desejamos ao Cacique Babau e sua tribo força na luta por melhorias na condição de vida de um povo tão sofrido, pois seu desejo por uma vida melhor inspirou a muitos de nós. Como ele mesmo disse: "Não me importo em ser processado e preso mais quinze vezes. Enquanto eu puder lutar para que o meu povo tenha os mesmos direitos do cidadão brasileiro, eu lutarei."




0 comments:

Post a Comment